twitter

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Bhaskara - P.D. Matemática

Bhaskara

Bhaskara foi um matemático, professor, astrólogo e astrônomo indiano em Vijayapura (1114 - 1185). Foi o mais importante matemático do século XII e último matemático medieval importante de seu país. Nasceu numa tradicional família, porém com uma orientação científica, dedicando-se mais à parte matemática e astronômica (tais como o cálculo do dia e hora da ocorrência de eclipses ou das posições e conjunções dos planetas) que dá sustentação à Astrologia. Seus méritos foram logo reconhecidos e muito cedo atingiu o posto de diretor do maior centro de pesquisas matemáticas e astronômicas da Índia na época.

Seu livro mais famoso é o Lilavati, um livro bem elementar e dedicado a problemas simples da Aritmética, Geometria Plana (medidas e trigonometria elementar) e Combinatória.

Ele ainda escreveu dois livros matematicamente importantes e devido a isso se tornou o matemático mais famoso de sua época. Esses livros são: o Siddhantasiromani, dedicado a assuntos astronômicos e dividido em duas partes: Goladyaya (Esfera Celeste) Granaganita (Matemática dos Planetas).
Bhaskara escreveu ainda o livro Bijaganita, sobre Álgebra.
Bhaskara gasta a maior parte desse livro mostrando como resolver equações. Embora não traga nenhuma novidade quanto à resolução das equações determinadas, ele traz muitos novos e importantes resultados sobre as indeterminadas. Para os matemáticos, é exatamente nas suas descobertas em equações indeterminadas que reside sua importância histórica.
Resumindo o envolvimento de Bhaskara com equações do segundo grau.

Quanto a equações DETERMINADAS do segundo grau:
No Lilavati, Bhaskara não trata de equações quadráticas determinadas e o que ele faz sobre isso no Bijaganita é mera cópia do que já tinham escrito outros matemáticos.

Quando a equações INDETERMINADAS do segundo grau:
Aí ele realmente fez grandes contribuições e essas estão expostas no Bijaganita. Pode-se dizer que essas contribuições, principalmente a invenção do método iterativo do chakravala e sua modificação do clássico método kuttaka correspondem ao ápice da matemática indiana clássica, podendo-se acrescentar que é somente com Euler e Lagrange que voltaremos a encontrar desenvoltura técnica e fertilidade de ideias de porte comparáveis.

Conclusão

Bhaskara contribuiu muito para a matemática, e esperamos que esse breve texto tenha explicado de forma clara a história e a riqueza literária desse genial matemático do século XII.

Comentem :D

3 comentários:

Comente!